Os tênis de corrida são os melhores amigos dos corredores na hora de um treino ou de uma prova. Por isso, alguns cuidados com os tênis são essenciais para que eles durem por muito tempo e que os acompanhem em uma trajetória de sucesso.

Além de não sair do pé e acompanhar o corredor na rotina de treinos, os tênis acabam virando amuleto de superstição, como aquela “meia da sorte” para alguns. Rasgos, furos, manchas e sujeiras podem não apenas atrapalhar a performance do atleta, mas também fazer com que os tênis sejam esquecidos e deixados de lado com o tempo.

 

“Deixar o tênis no sol é o principal erro que todos cometem. Só de estar molhado com água ou suor e ficar no sol, pode manchar e estragar o material”, comenta João. “É sempre bom deixar os tênis ‘respirarem’, tirá-los da caixa para que não pegue mofo, mas, se não for usar, lembre de deixar na sombra e longe do sol”, completa.

Moraes ainda frisa que alguns modelos e materiais podem começar a se desfazer, por um processo de hidrólise, então a atenção deve ser dobrada com certos tipos de borracha e deixar com que eles respirem com mais frequência.

Além dessas dicas de conservação, a atenção deve ser ainda maior com a limpeza dos seus tênis. ” Para lavar um tênis de tecido, o processo é igual ao de lavagem de uma roupa sensível”, explica João. Na lavagem, serão necessários um pote com água, uma escova própria (com cerdas macias), sabão neutro ou algum produto especializado e uma toalha convencional ou de microfibra.

O aconselhado é colocar um pouco do produto/sabão na escova, esfregar com cuidado nas partes sujas até remover as manchas e não enxaguar. O certo é passar a toalha para remover a sujeira e deixar secar longe do sol. Caso necessário, o processo pode ser repetido.

 

Durante a lavagem, o tecido pode se desfazer, furar, ou até rasgar, então, todo cuidado é pouco para preservar o material e fazer com que os tênis de corrida, ou os xodós dos corredores, durarem ainda mais.

 

COMO LAVAR 

Não utilize máquina de lavar e secar para limpar seus calçados. Para melhores resultados, limpe seus calçados imediatamente após a exposição à sujeira utilizando estas instruções de limpeza:

Nylon, lona, malha, Flyknit:
Utilize uma flanela, esfregue levemente a parte superior do calçado utilizando sabão neutro e água fria. Deixe exposto ao ar para secar. Não utilize alvejante ou produtos de limpeza pesada.

Couro (incluindo couro de camurça):
Não mergulhe ou encharque o calçado na água. Utilize uma flanela úmida com sabão neutro e água fria. Sabão para couro também pode ser utilizado para produtos de couro. Deixe exposto ao ar para secar.

 

Couro sintético:
Utilize uma flanela ou uma escova com cerdas suaves, esfregue levemente a parte superior do calçado utilizando sabão neutro e água fria. Deixe exposto ao ar para secar.

 

TPU (Poliuretano termoplástico), Hyperfuse ou outros materiais sintéticos:
Utilize uma flanela úmida com sabão neutro e água fria na parte superior do calçado. Deixe exposto ao ar para secar.

 

Palmilhas:
Remova as palmilhas do calçado e limpe-as com pequenas quantidades de sabão neutro e água fria de forma alternada. Deixe exposto ao ar para secar completamente antes de colocar a palmilha no calçado.